quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Queques de Cenoura da Fundação

Estamos na época das cenouras, pelo menos eu acho que sim. Porque cada vez que a minha mãezinha me traz produtos do quintal, vêm "resmas" de cenouras !!

Pergunta para mim mesma: "que fazer com tantas cenouras?" faz os olhos lindos e tal, mas em grandes quantidades quando muito fico a ver no escuro !!!!

Lembrei-me então de fazer queques de cenoura, e fiz !! Fiz para mim, para os meus queridos vizinhos, para os amigos e para os "consultivos" !!

Segue então a receita:

2,5 dl leite, 300gr açúcar, 200 gr farinha, 150 gr de cenoura ralada, 75 gr de pão ralado, 60 gr de manteiga, 1 colher de chá de fermento em pó, 3 ovos, 2 gemas, essência de baunilha, 1 laranja e açúcar em pó.

Juntar o leite, o açúcar, a cenoura e a manteiga e levar ao lume até levantar fervura. Quando ferver juntar o pão ralado. Atenção de depois de juntar o pão ralado, o preparado começa imediatamente a engrossar, pelo que convém mexer sempre. Quando ferver, deixar que ferva durante 1 minuto, desligar e arrefecer.

Enquanto se espera que arrefeça:
- Ligar o forno, aí a uns 200 ºC;
- Ir buscar as formas de queques e untá-las com manteiga;
- Espremer uma laranja;
- ...

Depois de arrefecido o preparado juntar a farinha, o fermento em pó, o sumo de uma laranja, uma colher de café de essência de baunilha, os ovos e as gemas. Misturar muito bem !

Depois é fácil, encher as forminhas até metade e levar ao forno.
Os queques devem ficar rijinhos e coradinhos!
Depois de retirar do forno, polvilhar com açúcar em pó.

Recomendações:
Estes queques vão muito bem com café, chá e boa companhia !

2 comentários:

PBre disse...

E não se pode deitar o sumo de laranja salpicando os queques já depois de estarem cozidos?
Assim ficam húmidos!!

carlalexandra disse...

podes fazer como quiseres, porque eles ficam húmidos de qualquer maneira !!